ENTRAR NA PLATAFORMA
O avanço do e-commerce no Brasil

       Durante o período da Idade Média, a única forma de comercialização de alimentos e produtos era por meio de feiras, que contavam com a participação de mercadores vindos de diversas partes da Europa. Passado o século XIII, as formas de compra e venda foram evoluindo analogicamente com as sociedades e suas necessidades, até chegar no atual "e-commerce", comércio virtual que vem crescendo cada vez mais no Brasil, trazendo consigo a comodidade para quem compra e o baixo custo para quem vende.


       É relevante abordar, primeiramente, que o surgimento do comércio virtual se deve ao avanço da globalização, e principalmente, pela ascensão do capitalismo. O sistema capitalista não se baseia apenas na produção em massa, mas também em satisfazer as necessidades delas, e uma dessas indispensabilidades, devido a agitação do dia a dia, seria a praticidade em realizar distribuição e aquisição de produtos. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, instituição responsável por promover o desenvolvimento do e-commerce nacional, o setor já conta com 58 milhões de consumidores online, ou seja, 27% da população brasileira. Dados como esse, reafirmam o crescimento do consumo virtual no país.


       Sob esse mesmo viés, vale a pena ressaltar, o benefício para quem vende por meio do e-commerce, pois além de proporcionar o conforto aos seus clientes, conta também com o baixo custo na hora de montar o negócio. Esse baixo custo se deve a diversos fatores como não ter a necessidade de contratar vendedores, pagar o aluguel de uma loja física, entre outros. Levantamentos realizado pela Ebit, associação que analisa pontos positivos e negativos do e-commerce, afirma que a comercialização virtual cresce em média, 12% por semestre. Crescimento esse que se deve, grande parte das vezes, aos fatores supracitados.


       Diante dos fatos mencionados, cabe ao Ministério da Economia, incentivar a adesão do e-commerce por pequenos e microempreendedores, já que esse é um meio de vender ainda mais e aumentar a movimentação econômica da nação, incentivo esse que deve vir através de veículos de comunicação, a fim de expandir o mercado consumidor. Somente através dessa iniciativa, seria possível facilitar a criação do próprio negócio, auxiliando paralelamente no crescimento econômico do país.


 


       

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde