O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O aumento do trabalho informal no Brasil

Na autobiografia “Eu sei por que o pássaro canta na gaiola”, Maya Angelou conta sobre o início da vida dela no Sul dos Estados Unidos, durante a segregação racial. Por vivenciar esse período, a escritora, constantemente, evidencia as condições laborais precarizadas nas colheitas de algodão, local em que os catadores possuíam extensas jornadas, recebiam pouco e não detinham direitos. No contexto hodierno brasileiro, o aumento da informalidade reincide essas práticas, pondo como desafio a garantia da aposentadoria e da saúde do trabalhador. Logo, medidas são necessárias para obliterar a problemática.

No âmbito da discussão, é pertinente analisar o contexto histórico do Brasil. A nação surgiu como uma colônia de exploração, por conseguinte, recebeu uma proporção descomunal de escravizados para trabalhar nos engenhos e na extração de minério. Somente em 1888, a escravatura foi abolida com a assinatura da Lei Áurea. Os libertos continuaram em situação de miséria, uma vez que o preconceito os manteve à parte da sociedade. Na contemporaneidade, muitos descendentes dos supracitados estão em condição de vulnerabilidade social e aceitam serviços informais para garantir a sobrevivência. Infelizmente, isso resulta na exclusão de importantes seguros sociais, dentre eles a aposentadoria.

Além disso, o filósofo, Voltaire, afirma que todos os homens possuem igual direito à prosperidade e proteção das leis. Em consonância, teórica, com esse pensamento, o Estado assegura na Constituição Federal de 1988 o direito à saúde no artigo 6. Contudo, a categoria laboral abordada não está inclusa nas normas da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Desse modo, a empresa não possui a obrigatoriedade quanto ao fornecimento do auxílio-doença para o funcionário necessitado.

Em síntese dos fatos mencionados, compete ao Poder Executivo, responsável pela administração, elaborar uma reforma previdenciária inclusiva, por meio do estabelecimento de parâmetros para que os trabalhadores informais possuam condições de contribuir, a fim de que os mencionados anteriormente tenham acesso à aposentadoria e saúde, tornando assim inviável a reincidência das condições vivenciadas por Maya Angelou.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!