ENTRAR NA PLATAFORMA
O aumento do trabalho informal no Brasil

No filme “Tempos modernos” de Charlie Chaplin retrata o cenário da industrialização e capitalização da economia, no qual os trabalhadores eram obrigados a se submeter à exploração e jornadas exaustivas em troca de um pequeno pagamento simbólico. Analogamente, o Brasil, no hodierno, nada se modificou, pois grande parcela da sociedade ainda carece oportunidade de serviço decente e uma boa remuneração, o que contribui para a perpetuação do aumento do trabalho informal.


A princípio, é lícito postular que fulcral dessa problemática é o ocasionada devido a escassez de oportunidades no mercado de trabalho.De acordo com o IBGE - Instituto Brasileiro Geográfico e Estatístico, o Brasil tem quase 3 milhões de pessoas desempregadas. Desse modo, é notório o quanto essa situação é alarmante e assustadora, visto que o país é um dos países com uma das maiores economias do mundo.


Outrossim, além da falta de chances, quando o servidor, enfim consegue uma vaga de emprego, ainda é mal remunerado. Segundo a Constituição Federal, garante que toda pessoa tem direito ao trabalho e uma remuneração justa e satisfatória. Entretanto, é perceptível que isso é extremamente contraditório, diante do grande percentual numérico de desempregados supracitados. Dessa maneira, é explícito que esse comportamento viola os ideais da Constituição, além da baixa renumeração, há também, a degradação do princípio da dignidade humana, pois existem diversos serviços irregulares por todo Brasil, em condições insalubres de grande nocividade à vida do trabalhador.


Portanto, medidas devem ser tomadas para atenuar esse imbróglio. Diante disso, cabe ao Governo Federal, abrir mais vagas de concursos voltados para pessoas de ensino médio incompleto, e por meio de auxílios, ajudar os trabalhadores informais à complementar a sua renda mensal. Ademais, urge ao Ministério da Saúde, fiscalizar cotidianamente as empresas, com intuito de exterminar esses trabalhos irregulares que desrespeitam a integridade física de seus funcionários, punindo-os. Espera-se, com isso, que todos tenham os seus direitos isonômicos assegurados e colocados em uso.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde