O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O aumento do trabalho informal no Brasil

     O artigo número 7 da Constituição Federal afirma que qualquer forma de emprego deve oferecer condições básicas melhores aos trabalhadores. Sob esse ângulo, verifica-se que toda empresa deve fornecer a esses operários necessidades essenciais de ofício, como salário fixo e férias remuneradas. Todavia, observa-se um aumento no número de serviços conhecidos como “trabalhos informais”, que carecem de conjunturas de ocupações obrigatórias adequadas. Diante disso, a elevação dos casos dessa categoria têm sido recorrente por conta da crise de emprego formal aliado à falta de fiscalização a qual o Brasil tem passado.


    Em primeira análise, é cabível avaliar que com o início da crise em 2014, houve uma queda no número de empresas, o que, consequentemente, diminui a oferta de serviços formais. Nesse aspecto, a elevação no índice de desempregados, infelizmente, acarretou na procura de trabalhos que não oferecem as mesmas condições que os empregos não informais.Em verdade,segundo Bauman,”o que muda o mundo não são as crises,e sim a reação que o corpo social tem para enfrentá-la.”. Portanto, os indivíduos irem atrás de serviços que não os oferecem as conjunturas obrigatórias de ocupação adequadas é uma ação negativa, visto que demonstra o desespero da população diante da ausência de trabalho formal.


    Em segundo plano, essa elevação de serviço informal indica uma falta de fiscalização por parte do governo. Diante dessa perspectiva, o aumento dessa categoria de emprego tem ligação direta com a ausência desse policiamento, o que, efetivamente, aumenta o número de operários sem as conjunturas obrigatórias de ocupação, assim, sendo um ponto extremamente negativo à nação.Com efeito, de acordo com a reportagem da Agência Brasil, o número de trabalhadores informais aumentaram para 41,4% até o primeiro trimestre de 2020. Logo, a falta de supervisionamento é um grande aliado à elevação de trabalhos não formais,uma vez que oferece,indiretamente, péssima possibilidade destes existirem.


   Dessa forma, é necessário que o Ministério da Economia, responsável pela organização econômica do país, junto da Secretaria do Trabalho, planejem um plano econômico com a idéia de estimular, financeiramente, empresas, que empreguem os trabalhadoras de modo informal, a contratarem de maneira formal. Tal ação se dará por meio de um projeto de lei, a fim de que reduza os operários sem as necessidades básicas de ofício.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!