ENTRAR NA PLATAFORMA
O aumento do trabalho informal no Brasil

No filme "Tempos Modernos", o ator e roteirista Charles Chaplin retrata o cenário da industrialização e capitalização da economia, no qual os trabalhadores eram obrigados a se submeter à exploração e jornadas exaustivas em troca de baixas remunerações. Analogamente, no Brasil hodierno, a negligência das autoridades e dos grandes empresários do país, faz com que milhões de trabalhadores - sem outras alternativas para garantir a sobrevivência - sejam expostos à insegurança e ausência de direitos do trabalho informal.


Em primeiro plano, para o sociólogo alemão Karl Marx, as ideias dominantes na sociedade são provenientes da classe dominante. Nesse sentido, é possível perceber que o desinteresse dos grandes empresários e empregadores brasileiros em garantir direitos aos funcionários, é responsável pela concretização da informalidade, muitas vezes apresentada como empreendedorismo, com o objetivo de minimizar seus efeitos retrógrados e implantar na sociedade e falsa sensação de independência e inovação dos trabalhadores informais.


Além disso, na obra "Ensaio Sobre a Cegueira", o escritor português José Saramago metaforiza a imoralidade do homem moderno através de uma epidemia de cegueira, que instala o caos na sociedade. Nesse viés, é inegável que o aumento dos índices de trabalho informal no Brasil é consequência da cegueira moral das autoridades do país, que não adotam medidas efetivas para inclusão no mercado de trabalho e garantia de direitos essenciais aos trabalhadores, que permanecem em um panorama de desamparo e expostos à instabilidade das atividades informais.


Dado o exposto, torna-se urgente que o Governo Federal atue no incentivo à formalização das atividades exercidas por trabalhadores autônomos e informais. Tal finalidade seria alcançada através da instauração de um programa gratuito de assistência técnica e jurídica, que contaria com a ministração de cursos de qualificação profissional, bem como com instruções para a formalização das atividades de microempreendedores. Assim, a informalidade seria substituída pelo real empreendedorismo, ao passo que as autoridades deixariam a condição de negligência em benefício dos trabalhadores brasileiros, livrando-os do panorama centenário de exploração e desamparo retratado em "Tempos Modernos".

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde