ENTRAR NA PLATAFORMA
O aumento do trabalho informal no Brasil

 


Na obra ´´Utopia``, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e conflitos. Da ficção à realidade, a sociedade brasileira encontra-se distante do idealismo da obra, visto que no Brasil há um entrave que garanta o bem-estar da população no quesito trabalhista: o crescente aumento do trabalho informal, gerado pela falta de atuação do Estado e a crise financeira que assola o Brasil. Assim, faz-se mister o debate acerca dessa problemática.
Precipuamente, é importante apontar a falta de atuação do Estado no que concerne à criação de medidas capazes de minimizar esse óbice. Para o filósofo inglês John Locke, o Estado, mediante a um contrato social, tem a obrigação de assegurar o bem-estar à população. Contudo, tal ideal não é efetivo no Brasil, já que os setores governamentais não investem devidamente em empregos formais, levando os cidadãos ao trabalho informal. Analogamente, na Noruega, país do sul asiático, mais de 89% da população possui trabalho formal, de acordo com a notícia do jornal ´´O Globo``, publicada em 2017.
Ademais, é imperativo afirmar o crescimento do trabalho informal está diretamente associado à crise financeira do Brasil. Segundo o IBGE, mais de um milhão de pessoas tornaram-se trabalhadores informais, entre os anos de 2019 e 2020. Vale salientar que, graças ao aumento exarcebado de trabalhadores informais, cada vez menos essa parcela da coletividade possui direitos trabalhistas, ficando, assim, expostos à dificuldades financeiras, à falta de alimentação e à moradia.
Em suma, medidas exequíveis são necessárias para combater esse problema na sociedade brasileira. Dessarte, compete ao Tribunal de Contas da União ampliar o número de verbas para o Ministério do Trabalho que, por meio de um investimento em diversos setores da sociedade, garantirá o aumento da empregabilidade formal. Assim, poder-se-á fazer analogia à sociedade de More e esperar um Brasil em progresso.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde