O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O aumento da expectativa de vida como desafio no Brasil


Envelhecimento da população

Com envelhecimento da população brasileira o país precisa se programar para dar continuidade e expansão a projetos de integração e promoção do bem estar social. Entretanto, a difícil negociação da reforma previdenciária e os velhos costumes sociais de descuido da saúde e isolamento do idoso, intensificam uma segregação e falha no contrato social.
Em primeiro plano, é necessário salientar que segundo o IBGE, 14,4% dos brasileiros são idosos. Esse número tende a aumentar segundo os estudos geográficos da inversão da pirâmide etária. Ou seja, as pessoas vivem mais e nascem poucos indivíduos. Assim, o número de aposentados cresce e a previdência tentar ficar muito onerosa e insustentável ao Estado. Porém, a maneira que a reforma está sendo planejada generaliza as condições de trabalho, não pregando a justiça e a equidade,que é tratar os desiguais com desigualdade para atender todos de forma justa. Deste modo, o cenário atual fere a corrente filosófica do contratualismo em que o estado deve garantir os direitos e segurança dos indivíduos.
Por outro lado, é necessário que a saúde se adeque a nova proporção de pessoas da terceira idade. Isso porque o envelhecimento necessita de uma atenção maior. Porém , é cultural do país que se procure atendimento médico apenas quando o quadro da doença está alarmante. Assim, além ser mais caro do que prevenir, o avanço da doença dificulta a cura e o tratamento. Além disso, muitos idosos acometidos pela doença são abandonados em lares e por consequência se tornam depressivos e segregados do resto da sociedade. Segundo Hipócrates, pai da medicina, tratar as doenças é a forma mais saudável de se prevenir e cuidar da saúde.
Portanto, é necessário que o INSS , Instituto responsável pela previdência, particularize mais as diferentes condições de trabalho no programa . Embora exista repartições, para o trabalhador do campo e outros, na prática elas não funcionam muito bem. Por isso, deve haver comissões de profissionais especializados que analisariam grupos de trabalhadores para que assim fosse aprovada uma aposentadoria mais justa e sustentável.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!