O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O aumento da expectativa de vida como desafio no Brasil

A taxa de expectativa de vida no Brasil vem aumentando nos últimos anos e, junto com ela, alguns problemas de cunho social vão aparecendo, isso porquê não existe um planejamento voltado para esse crescimento da população idosa. Diante disso, deve-se analisar como o aumento da taxa de desemprego e a baixa geração de renda afetam a problemática em questão.

A taxa de desemprego no Brasil vem crescendo a cada dia e isso está relacionado principalmente a idade da população, que vem se tornando mais velha. Isso acontece porque o crescimento econômico do país oferece oportunidades de acesso rápido a saúde pública, consumo de alimentos saudáveis, qualidade de vida e acesso a informação que são privilégio para os idosos, já que são eles que mais necessitam desses benefícios. O que antigamente era desconhecido, hoje é totalmente acessível, dando oportunidade de vida longa a população.

Atrelado a isso, a baixa geração de renda acarreta problemas ainda maiores para a economia do país. Sem trabalhar, a população idosa tende a depender somente dos benefícios salariais oferecidos pelo INSS, que tem que atender a uma parcela da população brasileira. O problema, é que não existe uma geração de renda para suprir essa distribuição de benefícios. Por isso a tentativa de reforma da previdência pois, já que a população tende a viver mais, a possível solução é que esses prestem serviços por mais tempo para que se equilibre a entrada e saída de renda.

Torna-se evidente, portanto, que para que esses problemas sejam resolvidos, deve haver um maior planejamento para a distribuição de renda, por meio da Previdência Social junto com as secretarias de controle de gastos que irão avaliar as situações adequadas para serem aplicadas. Junto a isso, deve haver uma melhor avaliação das propostas que regem a reforma da previdência. Com isso, pretende-se que os problemas existentes por trás do aumento da expectativa de vida no Brasil sejam solucionados.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!