O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O aumento da expectativa de vida como desafio no Brasil

O Estatuto do Idoso garante a todos o direito à vida, ao lazer, à moradia, entre outros, entretanto o país vem enfrentando grande dificuldade em seguir esses direitos com o aumento da expectativa de vida. O IBGE afirma que até 2060, a população com 80 anos ou mais deve chegar a 19 milhões de pessoas, mas com a complexidade de ofertar para grande parte dos brasileiros uma vida de qualidade, garantindo uma aposentadora e um envelhecimento de forma ativa, parte dessa enfrentará grandes desafios.
Em primeiro plano, é necessário entender que o Brasil possui um sistema de seguridade social, esse oferece a população uma segurança em relação a diversas questões, disponibilizando aposentadoria, saúde e assistência. Todo o dinheiro arrecadado e investido nesses setores é feito por meio de tributações. Atualmente, o governo afirma que com o aumento da população idosa os gastos com a previdência está excedendo o orçamento atribuído, entretanto sabe-se que 30% do dinheiro colhido é retirado do cofre e utilizado em outras áreas. Desse modo, as pessoas mais velhas estão sendo prejudicadas por uma falta de gestão governamental, deixando de receber seu dinheiro mensal e ficando sem os cuidados necessários.
Em segundo lugar, é importante destacar que faltam no país políticas de ofertas públicas que garantem ao idoso um envelhecimento de forma ativa. Muitas famílias deixam seus entes em asilos, locais oferecidos pelo Sistema Único de Assistência Social, no entanto esses são ineficientes. O Globo Repórter fez uma reportagem mostrando uma instituição de acolhimento em Goiânia, na qual agredia, jogava água fria, trancava em quartos os residentes mais velhos. Sendo assim nota-se que mesmo sendo garantido a população velha um lar com qualidade de vida, eles estão sofrendo ações desumanas.
Mediante dos fatos expostos, percebe-se que mesmo o Estatuto do Idoso garantir a eles uma vida de qualidade, no atual sistema não acontece. Portanto, a Secretaria de Assistência Social deve contratar mais fiscais, a fim de fiscalizar os asilos e promover aos idosos uma vida com qualidade e sem maus-tratos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!