O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

O agronegócio como ameaça ao meio ambiente

A ameaça do agronegócio


A Revolução Verde proporcionou ao brasil uma revolução tecnológica na área da agricultura, o que consequentemente promoveu a melhoria e um aumento na produção agrícola nacionalmente. Com o aumento das atividades de agronegócios, os impactos ambientais não passaram despercebidos. A agropecuária provoca derrames de água desnecessária, enquanto junto com a agricultura devasta os biomas brasileiros.


Com a utilização da agropecuária no Brasil, o consumo excessivo de água neste tipo de negócio pode provocar uma futura crise hídrica no país. Em 2020 sabe-se que os recursos naturais estão sendo utilizados excessivamente pela, e que estão a se tornar cada vez mais escassos. A necessidade de se utilizar a água evitando desperdícios é imutável. Inquestionavelmente, sua utilização nesse tipo de negócio provoca um enorme desperdício, visto que a quantidade usada ultrapassa os 70% da quantidade de água doce contida em solo brasileiro, sendo a maior parte dela desperdiçada no processo, se tornando um estopim para a falta deste recurso futuramente.


Além deste problema, a agricultura por necessitar de grandes áreas para o cultivo de produtos, devasta enormes hectares de terra para sua utilização. Biomas como a mata atlântica e o cerrado sofrem com esse tipo de negócio, em virtude do desmatamento desenfreado em suas terras. Inclusive as queimadas na floresta amazônica, são retratos de incêndios criminosos muitas vezes utilizando dessa técnica para limpar as terras para sua utilização, não prevendo as consequências ambientais desses atos.


Desta maneira é imprescindível que ocorra aumento da fiscalização do crédito para a agricultura, impedindo o comercio e o acesso ao crédito adquirido com a agricultura em áreas de desmatamento ilegal. Visando promover uma dificuldade maior para os agronegócios que agem de forma ilegal, e uma preservação de biomas que iam servir para essa ilegalidade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!