O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O agronegócio como ameaça ao meio ambiente

   Durante a Colonização do Brasil, houve uma intensa exploração da fauna e flora pelos portugueses. No limiar do século XXI, esse contexto não é diferente, o agronegócio explora os recursos naturais para sua ascensão no mercado, logo, gerando o desmatamento. Dessa forma, pode-se elencar o uso abusivo dos agrotóxicos e da água como os fatores que solidificam o impasse.


     Primordialmente, é indubitável ressaltar que os pesticidas fomentam o agronegócio como ameaça ao meio ambiente. Nesse sentido, o filme “Bee Movie” retrata a vida de uma abelha que tem sua colmeia devastada pelos agrotóxicos. Fora da esfera cinematográfica, é evidente que os grandes empresários utilizam esses venenos de maneira exacerbada para controlar as pragas presentes nas plantações, porém não admitem que isso causa a contaminação do solo. Consequentemente, nota-se que os alimentos contaminados acarretam em doenças para os seres vivos. Destarte, é coerente que medidas devem ser tomadas para combater a problemática.


    Ademais, é mister salientar que o mau uso da água corrobora para a proliferação do imbróglio. Nesse ínterim, na novela “Chiquititas”, os moradores do orfanato, após o demasiado consumo, sofrem com a escassez de recursos hídricos. De maneira análoga, é perceptível que a agricultura desperdiça exageradamente a água, e isso incentiva a população a fazer o mesmo. Por conseguinte, observa-se que, em virtude disso, o racionamento hídrico é corriqueiro nas metrópoles brasileiras. Dessarte, é notório que tal aspecto contribui para a construção de um cenário desafiador no Brasil.


    Infere-se, portanto, que o agronegócio é um mal para a sociedade brasileira. Desse modo, é dever do Poder Legislativo criar uma lei cuja a finalidade seja proibir que novos agrotóxicos entrem no mercado, bem como obrigar a redução da sua utilização, no intuito de amenizar os malefícios à saúde dos cidadãos. Além disso, cabe ao Ministério da Ciência e Tecnologia produzir vídeos curtos e dinâmicos, para serem exibidos nas plataformas de streaming de vídeos, os quais abordem a necessidade do consumo consciente da água, com o fito de cultivar essa prática, para que a próxima geração não careça desse elemento importante. Assim, poder-se-á reverter os prejuízos promovidos pelo agronegócio.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!