O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O agronegócio como ameaça ao meio ambiente

É concedido ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) a responsabilidade de cuidar das questões que remetem a conservação e proteção do meio ambiente, para que assim, evite ameaças e impactos ambientais. Todavia, após a Revolução Verde ocorreu mudanças na área rural, especificamente nos setores agroindustriais, entretanto, muitas dessas transformações são indubitavelmente prejudicais ao meio ambiente, com a contaminação de solos, alimentos, aquíferos e o próprio ar atmosférico. Fica claro, portanto, a necessidade de reverter esse cenário e criar possível medida para o impasse.

Primeiramente, é importante destacar que, o Brasil sempre foi um país ruralista, no entanto, a partir da década de 70 com práticas de industrialização houve expressivo aumento do êxodo rural, porém, a área não urbana cresceu analogamente. Hoje, o solo brasileiro, além de ser um dos mais produtivos do mundo e possuir sob ele uma das maiores reservas ambientais, também é responsável por mais de 50% do PIB nacional devido a suas carnes e cultivados. Diante de tal relevância é inadmissível que os interesse capitalistas passem por cima da maior riqueza humana.

Em segundo lugar, observa-se que, as transformações presentes já foram preocupações passadas. Drummond, em seu poema Montanhas Pulverizadas revela a preocupação com as mudanças que estavam ocorrendo. Atualmente, o uso excessivo de agrotóxicos e a quantidade de gados, que supera a quantidade de habitantes se tornam inacreditável, visto que, além das doenças que os pesticidas e herbicidas podem causar acontece a contaminação da água e do solo, da mesma forma, os bovinos, estão elevando os índices de gases efeito estufa, sendo um dos maiores emissores de metano. Nesse contexto, é preocupante que um país com as maiores reservas de sobrevivência do planeta continue paralisado frente a tanto problemas.


Faz-se necessário, portanto, que o MMA, junto ao Estado se atente as questões ambientais relacionadas ao agronegócio; Unidos, devem promover leis mais rígidas e efetivas e fiscalizações rigorosamente periódicas, por meio de vistorias. No setor pecuário, é necessário um investimento governamental para que se adote medidas intensivas na sua produção, reduzindo os problemas. Espera-se, dessa forma, a redução dos impactos e ameaças trazidas do setor agroindustrial para o meio ambiente.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!