O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O abuso de poder e de autoridade no Brasil

A série brasileira "Bom Dia, Vêronica", relata à história de um grupo de policiais corruptos, no qual, um deles é psicopata e não é investigado por deter o poder. Infelizmente essa situação não se resume às telas, sendo a realidade de várias comunidades que são submetidas ao abuso de poder e de autoridade no Brasil. Partindo do pressuposto, pode-se dizer, que a hierarquia de poder e a desigualdade social são os principais impulsionadores da problemática.


Nessa perspectiva, é importante ressaltar como a hierarquia de poder fundamentaliza tal fato. Isso porque, de acordo com o sociólogo Jaqces Derrida, a proclamação de discursos performáticos criou uma sociedade binária, na qual, algumas identidades foram estabelecidas como universais e portadoras do poder, enquanto outras foram subalternizadas. Nesse sentido, é corroborado que as autoridades que possuem o poder, tendo tal conhecimento, age de forma superior ao demais sem preocupação de serem banidos, pois são eles que banem.


Ademais, vale salientar a desigualdade social como agravante do problema. Tal argumento é confirmado pelo assassinato do afro-americano e de classe baixa, George Floyd, morto depois que Derek Chauvin, policial e portador do poder se ajoelhou em seu pescoço durante longos minutos até sua morte. É notável à falta de responsabilidade com uma vida, que por ser subalternizada e socialmente inferiorizada, não teve chances de defesa, mesmo depois de suplicar por ajuda.


Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar esse impasse. Urge que o Governo Federal, como instância máxima executiva administrativa, em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, crie projetos por meio de verbas governamentais, de fiscalização, na qual, só permitirá uma denúncia contra as autoridades, que logo após serão exonerados de seus cargos perdendo o direito de retorno , com o objetivo de anular o abuso de poder no Brasil. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!