O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O abuso de poder e de autoridade no Brasil

Na Grécia Antiga era comum os patrícios utilizarem dos cargos para obter vantagens e moldar as leis ao seu bel-prazer,  mesmo que para isso fosse necessário castigos físicos e psicológicos ao ''resto'' da população. No Brasil, a raíz do abuso de poder e autoridade parecem continuar vigentes. Logo, para compreender o tema é necessário analisar por pelo menos dois fatores: a impunidade e a falta de informação da população.


 O abuso de poder pode ser definido com o ato de utilizar a influência ou cargo para obter vantangens e vontades pessoais. No Brasil, um fato que corrobora para o aumento dessa atitude é a impunidade, figuras  ditas ''importantes'',    aplicam as leis mas não se submetem a elas, tornou-se comum ver políticos humilhando ou dando ''carteirada'' ao ser contrariado. Na falta de um poder limitador esse tipo de atitude tem se tornado corriqueira nas terras brasileiras.


Além disso, outro agravante é a falta de informação da população, muitos cidadãos desconhecem seus direitos, e tornam-se alvos facéis desse tipo de atitude, a  alta burocracia para dar inicío a um processo contra esse tipo de atitude é muitas vezes arrastada e desistimula qualquer cidadão que tenha sido alvo, para dar continuidade ao processo.


Desse modo, é visto como o abuso de poder e autoridade é um grave problema no Brasil. Entretanto, há solução, um metódo seria que o poder executivo fiscalizasse e aplicasse de maneira mais firme a lei, por meio de sanções e punições mais severas em que descumpri-la e abusar do seu poder e cargo , a fim de evitar que atitutes como essa tornem-se  cada vez menos comuns. Some-se a isso, a uma menor burocracia para os cidadãos que se sentirem lesados por esse tipo de atitude, facilitando o acesso e autonomia dessas pessoas.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!