O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O abuso de poder e de autoridade no Brasil

  Nicolal Maquiavel, filósofo italiano, declarou "Dê poder ao homem e descobrirá quem ele realmente é". Mediante essa informação é possível perceber na atualidade as consequências da detenção do poder e o modo como o mesmo é acionado na sociedade brasileira. Muitas vezes essa ação não é operada da maneira correta, o que leva a um desvio do uso do poder e ao descontentamento ocasionado por esse. 


  No período colonial em "História do Brasil" Frei Vicente do Salvador alegou que nenhum homem é repúblico, não zelando pelo bem comum apenas pelo bem particular. No Brasil do século XXI isso ainda é visível. Os cidadãos exercem um poder que reflete na sociedade e a integra. No entanto, tal poder é frequentemente empregado fugindo da sua finalidade e passando por cima das leis constitucionais que aderem ao princípio de isonomia, na qual todas as pessoas são regidas pelas mesmas regras e condições de igualdade.


  A obra "A revolução dos bichos" de George Orwell é uma sátira política que traz a conclusão de que todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros, além de enfatizar o totalitarismo e descomedimento do poder. Movendo o pensamento de Orwell para o cotidiano é possível perceber como o cinismo ao poder está presente. Diariamente são televisadas atitudes de funcionários públicos, entre outros usufruindo inadequadamente do seu poder. Devido a acontecimentos como esses e a Operação Lava Jato, grande investigação de corrupção no país, em 2019 foi sancionada a Lei de abuso de autoridade, que considera a conduta de uma autoridade crime quando possui a finalidade de prejudicar alguém ou beneficiar a si ou a outros.


  Portanto é mister que o Estado tome providências para superar o  quadro atual exercendo justiça às leis e a divulgação das mesmas com fácil entendimento por meio dos meios de comunicação com a finalidade de conhecimento e entendimento pela sociedade em seu todo de modo a frear e evitar situações como essas, tendo em vista fazer jus ao conceito de República zelado por Frei Vicente ou seja, o interesse público de todos os cidadãos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!