ENTRAR NA PLATAFORMA
O abuso de poder e de autoridade no Brasil

          Durante a ditadura militar, período de grande repressão à população brasileira, é sabido que os militares utilizavam de muitos abusos de poder e autoridade para torturar os cidadãos e assim obter as informações que desejavam. De forma semelhante, nos dias de hoje, infelizmente, os brasileiros ainda sofrem pelo abuso de poder e autoridade. Logo, cabe à análise acerca do descaso do governo como a causa, além da falta de informação nas mídias sobre os direitos dos cidadãos e as possíveis consequências para a solução da problemática.


          Em primeiro lugar, é importante ressaltar o descaso do governo. Na primeira temporada da série 3 %, é retratado um processo seletivo, no qual os candidatos em estado de vulnerabilidade social, passam por diversos abusos determinados pelo “Estado” para conseguir ascender socialmente, por meio de testes. Fora da ficção, essa realidade se faz presente de forma semelhante no Brasil, tendo em vista a negligência do Estado em situações de abuso de poder. Então, por falta de fiscalização e melhores capacitações aos funcionários públicos, por exemplo, é possível que a população esteja sujeita ao abuso de autoridade.


          Além disso, cabe ressaltar a falta de informação nas mídias sobre os direitos dos cidadãos. Segundo o escritor George Orwell, “A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa.”. Desse modo, vê-se que a mídia tem forte influência sobre todo o corpo social. Entretanto, é possível analisar que pouco se fala sobre os direitos dos cidadãos nos meios de comunicações. Assim, por falta de informação, as pessoas não sabem como agir em caso de abuso de poder.


          Portanto, medidas são necessárias para superar o entrave. Por isso, urge que o Governo Federal, em parceria com o Ministério de Educação e Cultura, desenvolva, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias explicando sobre o que é o abuso de autoridade e poder e como lidar com esse problema, tendo como finalidade informar a população. Também é importante que o Estado melhore as capacitações dos funcionários públicos, tendo como objetivo evitar que esses abusem de outras pessoas. Espera-se, com isso, que casos como acontecidos durante a ditadura militar, não tomem grande proporção nos dias de hoje.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde