ENTRAR NA PLATAFORMA
O abuso de poder e de autoridade no Brasil

   Na tetralogia "Jogos Vorazes", o abuso de poder e autoridade se manifesta de forma legítima. No enredo dos filmes, o presidente Snow usa sua autoridade para impor a violência da capital contra os distritos. De maneira análoga à história fictícia, a questão do abuso de autoridade e poder, no Brasil, ainda enfrenta problemas no que diz respeito às práticas que ferem os direitos de cidadãos. Assim, é lícito afirmar que a postura do Estado em relação à segurança e a negligência de parte legislativa contribuem para a perpetuação desse cenário negativo.


   Nesse contexto, evidencia-se, por parte do Estado, a ausência de políticas públicas suficientemente efetivas para combater o abuso de autoridade no país. Essa lógica é comprovada pelos recentes acontecimentos relatados em um vídeo publicado pelo G1. Nesse vídeo, um desembargador descumpre um decreto municipal e humilha um agente público que tenta intervir na situação. O Estado ignora episódios como esse que poderiam, potencialmente, fomentar a aplicação mais rigorosa de leis em incidentes como esse. Desse modo, o governo atua como agente perpetuador da impunidade aplicadas a tais infratores.


   Outrossim, é imperativo pontuar que a negligencia legislativa também colabora para a dificuldade em praticar as leis contra o abuso de poder. Isso decorre, principalmente, da postura que indivíduos possuem em supor que estão acima das leis, presumindo um direito em ferir o dever e a honra de outra pessoa em detrimento da sua posição social. Nesse sentido, há, de fato uma visão elitista advinda da história brasileira, em que tal prática era comum no passado. Logo, é substancial a mudança desse quadro, pois hoje contrariam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.


   É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para combater a negligência governamental. Posto isso, o Ministério da Justiça deve, por meio de uma revisão das leis, impor uma aplicação mais severa, lançando uma punição que se adeque à tais infratores, a fim de tornar mais igualitária a aplicação entre os indivíduos. Tal lei deverá focar, principalmente, nos casos mais recorrentes, como o caso do vídeo. Ademais, a aplicação de multas mediante esses casos, será um incentivo para o cumprimento da mesma. Dessa maneira, a situação vivenciada em “Jogos Vorazes” não será aplicada à realidade dos brasileiros. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde