O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O abandono de idosos no Brasil

Observando o cenário atual, sobre o envelhecimento da população brasileira, depara-se com abandono de idosos no Brasil. Assim, existem cerca de 17 milhões de pessoas com mais de 60 anos no país, por isso, é de suma importância procurar soluções para que esses cidadãos tenham seus direitos garantidos pelos Direitos Humanos. Dessa maneira, é visível a necessidade de transformação na sociedade, pois “temos de nos tornar a mudança que queremos ver” conforme Mahatma Gandhi. E, para isso é fundamental refletir sobre violações em idosos.


Primeiramente, é primordial compreender que todas as pessoas carecem de cuidados, principalmente idosos que com o passar do tempo torna-se solitários e dependentes, por exemplo, tomar banho e fazer a própria refeição. Desse jeito, o filme Toy Story 2 expressa o medo de abandono que é capaz de estar vinculado da mesma forma com idosos. Essas ações de negligência podem ocasionar em depressão e outros problemas psicológicos que devem ter atenção. À vista disso, abandonar afetivamente um individuo idoso é crime segundo o Estatuto do Idoso e é preciso de cuidadores com qualificação adequada.


Ademais, outro ponto a ser indagado é sobre agressão físicas que ocasionam em casa ou em asilos, com cuidadores ou familiares, também designado como crime. Tal ato ocorre diversas vezes por falta de preocupação e empatia dos entes familiares que torna nítido a premência do Estatuto do Idoso. Dessa forma, é imprescindível que a violação é terrível e acaba com a liberdade e dignidade de qualquer pessoa. Porém, é possível modificar atitudes negativas e a educação pode ter grande valia nesse âmbito. Pois, como dito por Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”.


Em virtude do que foi mencionado, é evidente que medidas são necessárias para solucionar o impasse. Para que isso ocorra cabe ao Ministério Público e de Saúde fazer com que os direitos dos idosos sejam mais rigorosos. Por meio de visitação frequente para apurar agressões com idosos. Além disso, é importante que as escolas e familiares incentivem os alunos a cuidarem dos idosos, a fim de ajudar. Com intuito de transformação, conforme Mahatma. Consequentemente terá grande melhoria.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!