ENTRAR NA PLATAFORMA
O abandono de idosos no Brasil

            No universo de “Star Wars” o mestre Yoda é o principal membro do conselho jedi, admirado por sua habilidade com a força e enorme sabedoria, apesar de personagem fictício, o pequeno ancião verde manifesta a importância da valorização e respeito aos mais velhos. Entretanto, fora da ficção é possível observar uma realidade oposta, onde o abandono de idosos cresce continuamente no Brasil, devido não só pela falta de amparo familiar, mas também a omissão do estado em manter a terceira idade integrada à sociedade.


            Primeiramente, vale ressaltar que de acordo com a declaração mundial dos direitos humanos proposta pela ONU em 1948, o individuo deve ter seu bem estar social devidamente garantido, contudo, dados apontam o aumento no número de idosos em asilos públicos, ou seja, muitas vezes os familiares se omitem do dever de cuidar dos seus entes, pondo em risco a vida e dignidade de tal, muitas vezes resultando no abandono afetivo e obrigando idoso a viver na marginalizado em sociedade.


            Ademais, de acordo com filósofo Emmanuel Lévinas ”uma sociedade justa deve respeitar  a alteridade de seus membros de modo que a exclusão é uma forma de violência”, sob tal ótica a população anciã se encontra em situação vulnerável, considerando que os males do abandono se agravam pela ausência de políticas públicas de integração social. Dessa maneira faz se imprescindível a presença do estado frente essa exclusão para que a violência proposta por Emmanuel Lévinas não se realize.


            Portanto, é fulcral que os casos de abandono sejam combatidos, a fim de mitigar tal problemática. Dessa maneira, cabe ao Ministério da saúde e segurança pública trabalhando em conjunto com Estatuto do idoso, crie uma rede de fiscalização através de visitas periódicas aos asilos e buscas por familiares de idosos abandonados, com o intuito de assegurar a presença familiar diminuindo a omissão dos mesmos. Outrossim, destinem capital para criação de eventos para a terceira idade, sejam eles esportivos e/ou educacionais com a finalidade de mantê-los como parte ativa da sociedade. Tornando assim a posição do idoso semelhante à do mestre jedi Yoda em “Star wars”.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde