ENTRAR NA PLATAFORMA
O abandono de idosos no Brasil

     Em sua obra " Ensaio sobre a Cegueira", o escritor português José Saramago define a alienação da sociedade frente às diversas realidades sociais como cegueira moral. Tal conceito associa-se ao abandono dos idosos no país, uma vez que o direito à dignidade é vilipendiado, o que caracteriza uma afronta à Carta Magna. Nesse cenário, é imprescindível analisar o papel das autoridades e da sociedde civil para que o imbróglio seja sanado.


    Convém pontuar, de início, que o Art. 5° da Constituição Federal assegura o direito a uma vida digna e igualitária a todos os cidadãos do país. No entanto, tal princípio não é exercido com o vigor proposto na Constituinte, haja vista que se evidencia, diariamente, na internet e na televisão, casos de abandono contra a pessoa idosa. Tais fatos espelham a ineficácia das medidas punitivas e a ineficiência do sistema judiciário brasileiro. Desse modo, é fundamental que o Estado efetive os direitos listados no Estatuto do Idoso.


   Em segundo plano, vale salientar que o preconceito contra os idosos acentua, ainda mais, a problemática. Por esse prisma, o abandono está vinculado aos prejulgamentos errôneos de que a pessoa idosa não pode mais contribuir com a família e a sociedade. Soma-se a isso, o incremento dos problemas de saúde e a necessidade de cuidados, os quais geram, de modo consequente, custos dispendiosos. Dessa forma, cabe às instituições de ensino do país despertarem a consciência coletiva da nação para a cultura do cuidado com o idoso.


     Fica claro, portanto, que medidas são necessárias para que a prática do abandono dos idosos seja erradicada. Para tanto, cabe ao Governo Federal, na Figura do Ministério da Justiça, revigorar os princípios expostos na Lei Maior e assegurar a todos os idosos os direitos básicos listados no Estatuto do Idoso. Ademais, as instituições de ensino devem promover campanhas, por meio de palestras e simpósios, com a efetiva participação do corpo cívico, as quais trabalhem a importância da valorização da pessoa idosa, a fim de que os anciãos possam ser reconhecidos pela sua história e contribuição. Só assim, a cegueira moral será curada.


      

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde