O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Mulher e sociedade contemporânea

Título: Problemas enferentados pelas mulheres brasileiras

No atual cenário brasileiro, observa-se um aumento das discussões, principalmente na mídia e nas redes sociais, a respeito da mulher na contemporaneidade. Isso se deve, sobretudo, a maior repercurssão de relatos de abusos sofridos pelas mesmas e a situação de haver pouca representatividade feminina nos altos escalões. Desse modo, fatos devem ser analisados e medidas precisam ser tomadas, a fim de amenizar esse problema.

Primeiramente, elas vem ao longo dos anos tentando obter respeito por parte do gênero oposto, uma tarefa nada fácil, visto que vai contra todos os antigos pensamentos. De acordo com dados estatísticos realizados pelo G1 em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Núcleo de Estudos da Violência da USP, nos seis primeiros meses do ano de 2020, dos 1.890 homicídios envolvendo mulheres, 631 foram feminicídio. Isso é alarmante e mostra os altos índices de abusos sofridos pelas mesmas. 

Em segundo lugar, há poucos cargos governamentais ocupados por elas, mostrando a predominância da  desigualdade de gênero. Além disso, Dilma Russeff foi a primeira mulher na história do Brasil em 119 anos de República a ocupar a presidência, mostrando assim a raridade do evento. Esse enorme desequilíbrio entre os dois sexos remonta de milhares de anos atrás, e é causada principalmente pela predominância do pensamento patriarcal. A consequência disso está no número de mulheres que ocupam cargos elevados.

Portanto, diante dos aspectos conflitantes relativos ao número de relatos de abusos feitos por mulheres e da falta de representatividade, é indiscutível a realização de ações interventivas. Para tanto, cabe ao Governo Federal – principal responsável por manter a ordem pública e a segurança nacional- promover ações que visam diminuir os abusos e aumentar as chances de entrarem no mercado de trabalho, por meio de fiscalização, cumprissão de direitos e oportunidades de trabalhos, a fim de diminuir os riscos de abusos e de haver mais representantes femininas nos meios sociais. Assim, haverá uma sociedade mais justa.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!