O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Mulher e sociedade contemporânea

  Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. Contudo, ao observar a distinção que as mulheres possuem em meio a uma sociedade machista, verifica-se que o ideal iluminista é constatado apenas na teoria e não desejavelmente na prática e essa problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país. Com isso, cabe analisar tal postura negligente.
  Primeiramente, é indubitável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas desse problema. Segundo o filósofo Aristóteles, a política, deve ser utilizada de modo que, por meio de justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a discrepância salarial entre homens e mulheres rompem com essa harmonia, haja vista que, de acordo com uma publicação do IBGE, feita em 2019, as mulheres ganham em média 79,5% do salário dos homens. Fomentando e demostrando um país cada vez mais machista.
  Faz-se mister salientar que não só as chances de mercado de trabalho para mulheres são menores do que as de homens, mas também na Política. Como por exemplo, até os tempos atuais, apenas uma pessoa do sexo feminino assumiu a presidência no Brasil. Ademais, as mesmas, são tratadas como sexo frágil e inferior nos domicílios e na grade maioria da população, acarretando uma séria de problemas, como as agressões. Por conta disso, precisamos contrapor esse pensamento e demonstrar o empoderamento feminino acabando com essa bolha desigualitária e injusta.
  Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir um país melhor. Em vista disso, urge que o Governo Federal, aliado ao Ministério do trabalho, crie leis mais rígidas em relação a essa disparidade salarial por conta dos gêneros e promova palestras nas escolas e empresas, falando sobre a mulher no mundo contemporâneo quais são deveres e seus poderes e incentivar a igualdade dos gêneros e falar do pensamento machista, com intuito de diminuir essa discrepância entre indivíduos do sexo feminino e do sexo masculino, além de acabar com essa concepção retrograda de que mulheres tem que ganhar menos que os homens e que elas são um sexo inferior e frágil. Isso fará com que brasileiros se desprendam de certos tabus e não vivam a realidade das sombras com na Alegoria da Caverna de Platão.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!