O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Mulher e sociedade contemporânea

        Em sua obra´´A República``, Platão trabalha com a ideia de uma cidade ideal chamada Calípole, onde homens e mulheres tem direitos e deveres equiparados. No entanto, fora da ficção, a mulher ainda enfrenta grandes desafios na contemporaneidade, onde a sociedade ainda é extremamente patriarcal, o qual ocorre, infelizmente, pelo maxismo na sociedade, como também o assédio sexual.


        Em primeiro lugar, vale ressaltar que a visão maxista da sociedade de que a mulher deve ficar em casa, cuidando das tarefas domésticas e dos filhos ainda predomina, por agregar valores patriarcais desde os tempos antigos. Para Aristóteles, as mulheres são inferiores ao homem, sendo uma versão incompleta do mesmo, contrariando a ideia de Platão. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilios (Pnad), pela primeira vez desde 2007, a diferença entre a renda mensal média de homens e mulheres no Brasil ampliou-se em 2012. Dessa forma, em pleno século XXI, o maxismo é inaceitável, visto que a mulher através de suas conquista históricas como o direito ao voto, se mostrou tão competente quanto o homem em exercer qualquer atividade.


        Outrossim, está no assédio sexual sofrido pelas mulheres sofrido em diversos lugares como o transporte público, onde ações criminosas dos chamados´´encoxadores``registram através de câmeras escondidas os abusos cometidos. Como alternativa ao combate a esse assédio, foram criadas em cidades como São Paulo, os chamados ´´vagões rosas``exclusivo para mulheres. No entanto, um estudo conduzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que para a maioria dos brasileiros, a mulher deve-se ´´dar ao respeito``, justificando que o seu comportamento, assim como suas roupas fazem com que esses crimes aconteçam. Em meio a isso, muito além do que separar mulheres e homens em transportes públicos, mudanças na mentalidades das pessoas devem ser feitas, para que assédios sexuais não venham mais a contecer.


        Portanto, medidas são necessárias para resolver essa problemática. Para que a mulher tenha seu lugar na comtemporaneidade, urge que o Mistério da Educação e cultura (MEC), faça companhas nas escolas e meios midíaticos por meio de palestras e propagandas, a fim de conscientizar as pessoas sobre a valorização e respeito das mulheres na sociedade. Além do Governo Federal, tornar rígidas as punições de assédio contra as mesmas. Assim, como a obra ´´A República`` de Platão, mulheres e homens serão iguais.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!