O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Mulher e sociedade contemporânea

A guerreira Joana d’Arc é referência no que tange à capacidade das mulheres de ocuparem lugares batizados para homens. Hodiernamente, ainda se observa raízes do legado histórico-cultural machista na sociedade, no entanto, com muita luta dos movimentos sociais esses estereótipos estão sendo degradados, abrindo janelas de oportunidades nos mais variados âmbitos sociais ao gênero feminino.


Em primeiro plano, é imperioso apontar que as mulheres eram consideradas inferiores aos homens em vários pontos históricos e, com isso, as oportunidades e capacidades ficavam delimitadas. Nessa lógica, salienta-se a sociedade da Grécia Antiga, em que elas não podiam votar ou exercer cargos importantes na Pólis. Ainda nessa perspectiva, no Brasil, por exemplo, apenas no final do século XIX que a plaga teve a primeira mulher graduada: Rita Lobato, médica e um dos símbolos do feminismo.


Todavia, deve-se pontuar que os protestos e as ações sociais contra a naturalização da inferioridade feminina auxiliaram – auxiliam - no engajamento delas em "espaços masculinos". Na série "Outra vida", citando caso análogo, é evidenciado o protagonismo e empoderamento de Niko para comandar uma nave espacial na viagem que pode mudar o mundo e, esse fato, causa intriga nos homens à bordo. Fora das telas, têm-se mulheres em cargos que não eram vistos anteriormente, como cientistas, presidentas, motoristas, jogadoras e lutadoras.


Depreende-se, portanto, que é necessária a desnaturalização total da visão estereotipada sobre as mulheres na sociedade. Assim, urge a atuação do Estado por meio da criação de políticas que desconstruam o legado histórico machista do espaço e, dessa forma, garantir o aumento das oportunidades das mulheres no mundo do trabalho e em outros aspectos sociais, como a política. Logo, através do exposto a sociedade metodicamente organizada do livro "A cidade do sol" de Tommaso Campanella terá êxito, e as mulheres terão cada vez mais visibilidade social.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!