O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Mulher e sociedade contemporânea

Uma sociedade corrompida pelo machismo


Na série da Netflix "Thirteen Reasons Why", a protagonista Hannah Baker é vítima de estupro por um de seus colegas de classe; um dos motivos que a leva cometer suicídio. Assim como na série, isso ocorre diariamente na sociedade brasileira, devido ao culto do patriarcalismo e a desigualdade de gênero, presentes em grande parcela populacional.


Em primeiro lugar, o fator patriarcal, que nada mais é do que a dominação e superiorização masculina perante às mulheres; trazido pelos antigos gregos, predomina dentro da maioria dos lares brasileiros. Nesse sentido, a figura feminina é vista como objeto e inferior em relação ao sexo oposto.


Ademais, a desigualdade de gênero abrange não só as relações pessoais, mas também o âmbito profissional. Pois, a inserção de mulheres nos setores político e econômico é quase inexistente no Brasil. Além disso, a discriminação no processo de recrutamento de pessoas de ambos os sexos e a desvalorização do salário de mulheres, ocupantes do mesmo cargo de homens dentro de determinadas empresas, contribuem para o empoderamento do machismo e inferiorização feminina.


Em consequência disso, muitas mulheres sofrem assédio sexual e estupro, dentre outras formas de violência. Nessa perspectiva, faz-se necessário desconstruir o pensamento machista arraigado na sociedade brasileira e polarizar a igualdade de gêneros.


Assim, conclui-se que, para promover igualdade entre ambos os sexos; o Ministro da Educação insira dentro das instituições de ensino, uma regulamentação de tratamento entre os gêneros, implantada nas atitudes dentro e fora da área de ensino, promovida pelos educadores e outros funcionários das instituições. Também, é imprescindível que as autoridades legais reforcem as medidas punitivas aos agressores e preventivas em relação às mulheres. Assim, será possível evitar que menos mulheres como Hannah, tenham suas vidas corrompidas pelo sexo oposto.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!