O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Memória e a preservação do patrimônio cultural

No filme cinematográfico da Marvel, "Thor: Ragnarok" (2017), deus nórdico do trovão, retrata sobre o personagem ao ver o cenário de caos em que o seu mundo se encontrava, e luta arduamente a fim de preservar a memória e a cultura histórica do seu povo. Sob essa perspectiva, a reflexão está distante da realidade brasileira. Contudo, apesar de existir a Constituição de 88, a falta de informação do governo para a população ainda persiste no país, uma vez que a ineficiência de leis e alienação sustentam a base dessa problemática. Dessa forma, é fundamental analisar e solucionar o problema.


A priori, é indiscutível que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do problema. Todavia, embora a Constituição garanta que o governo deve promover a defesa e valorização do patrimônio cultural brasileiro, ainda há brechas que permitem a ruptura dessa harmonia, afinal, nem todos os indivíduos tem acesso a essas informaçôes governamentais, visto que o património é público. Outrossim, o que remonta a ideia defendida pelo filósofo Aristóteles: " a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justíça, o equilíbrio seja alcançado".


A posteriori, outro fator que impulsiona a memória e a falta de preservação do património cultural é alienação . Segundo Durkeim, "o fato social é uma maneira coletiva de agir e pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coersitividade". De antemão, observa-se que a falta de conhecimento da população corrobora com a teoria do sociólogo, uma vez que a ausência de informação impede com que os indivíduos combatam os desastres gerados nos devidos locais.


Tendo em vista aos aspectos citados, são necessárias medidas para a solução do problema. Logo, é responsabilidade do Poder Público, em parecia com as mídias sociais e as Universidades, elaborar campanhas e propagandas, com a ajuda de emissoras de Tv e redes sociais, visando melhorar o conhecimento da população sobre o assunto. Além disso, o Governo Federal, com base na Constituição, deve garantir a solidez da Constituição de 88. Desse modo,é importante a participação desses diversos meios socias para a preservação da memória e do património cultural, tornando-se presente a realidade do filme "Thor: Ragnarok".

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!