O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Meios para superar o analfabetismo funcional

Analfabetismo no Brasil


Promulgada pela ONU em 1948 , a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos indivíduos o direito à Educação e ao bem-estar social . Conquanto , o analfabetismo no Brasil impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva , esses desafios deve, ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada .


A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente , ocupando a nossa posição na economia mundial , seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido focar nas causas , consequências e taxas de analfabetismo no Brasil chamado " analfabetismo funcional ’’ envolve aqueles que sabem ler , mas não conseguem interpretar um texto . De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , o Brasil ainda tem cerca de 11,8 milhões de analfabetos o que corresponde a 7,2 % da população de 15 anos ou mais.


Outrossim , destaca-se que a taxa indica que o Brasil não conseguiu alcançar uma das metas intermediárias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) em relação à alfabetização da população com 15 anos ou mais , como impulsionador do problema . De acordo Durkheim , o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar , dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento , observa –se que a meta 9 do PNE determinava a redução do analfabetismo a 6,5% até 2015, o que não aconteceu. A Lei diz ainda que em 2024 o analfabetismo deve estar erradicado do país.


Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao Ministério da Educação criar um projeto para ser desenvolvido nas escolas o qual promova palestras, apresentações artísticas e atividades lúdicas a respeito do cotidiano e dos direitos dos surdos, – uma vez que ações culturais coletivas têm imenso poder transformador – a fim de que a comunidade escolar e a sociedade no geral – por conseguinte – conscientizem-se. Desse modo, a realidade distanciar-se-á do mito grego e os Sísifos brasileiros vencerão o desafio de Zeus.



Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!