ENTRAR NA PLATAFORMA
Meios para superar o analfabetismo funcional
O analfabetismo funcional é quando o indivíduo reconhece letras e números, mas não domina os mecanismos básicos de leitura e operações matemáticas. No Brasil, o número de analfabetos funcionais é consideravelmente grande. Isso acarreta em problemas para os indivíduos, como, por exemplo, dificuldades em encontra emprego, além de prejudicar o desenvolvimento do país.

Pode-se observar, através de dados divulgados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, que a taxa de analfabetismo entre pessoas de 15 anos acima foi de aproximadamente 17,6% em 2014. Consequentemente, essas pessoas enfrentam muitos problemas, que vão desde a dificuldade em interpretar um simples texto, até os percalços em encontrar emprego, ambas as situações prejudicam o desenvolvimento intelectual e profissional do indivíduo.

É importante ainda citar que o problema do analfabetismo funcional não fica somente no âmbito pessoal, mas acaba tomando proporções nacionais. Dados de uma pesquisa realizada por um doutorando da Universidade de São Paulo, USP, mostrou que, anualmente, a queda de produtividade nas empresas chega a US$ 6 bilhões, provocada pelas deficiências básicas dos empregados. Esse déficit produtivo deve-se, por exemplo, pela incapacidade do empregado em ler e entender um manual de instruções, normas de qualidade e segurança para desenvolver bem seu trabalho ou acompanhar cursos de treinamento que exijam leitura.

É notório que o problema dos analfabetos funcionais atinge todas as camadas sociais do país, portanto se faz necessária a resolução do mesmo. O governo federal deve direcionar mais verbas para a educação, capacitando os professores, principalmente os do jardim de infância e ensino fundamental, para que haja um trabalho intenso de ensino e estimulo em crianças e adolescentes a enfrentarem suas dificuldades de aprendizado, para que no futuro eles se transformem em jovens preparados para o mercado de trabalho e para a vida profissional.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde