O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Meios para superar o analfabetismo funcional

Sabe-se que no Brasil, há uma grande massa de leitores, mas não são todos que conseguem compreender aquilo que foi lido, conhecidos como analfabetos funcionais. Aqueles que sua alfabetização foi mais voltada no reconhecimento de letras e números, deixando de lado a reflexibilidade. Dessa formam a educação brasileira esquece de desenvolver a capacidade de raciocínio das pessoas, voltando-se para uma maior quantidade de alfabetizados, mas sem compreensão.
Em primeiro lugar, vale destacar que o Brasil nos últimos quinze anos, decaiu a quantidade de analfabetos, segundo o site brasil escola. Com uma grande parcela apta a desfrutar da leitura, porém segundo o instituto Pró livro, 50% dos entrevistados demonstram não ser aptos a compreender o que é lido. Diante disso, há uma grande massa de pessoas muitas vezes formadas que não conseguem utilizar da leitura compreensiva, deixando de lado mecanismo muito importantes de informação e aprendizado como jornais, revistas e livros.
Outro problema é a fragilidade racional, podendo-ser facilmente influenciadas por mecanismos como as fake news é títulos de textos tendenciosos. Segundo Immanuel Kant o homem é aquilo que a educação faz dele, logo, a educação brasileira está formando uma sociedade frágil e desinteressada da leitura. Dessa forma, é visto que a sociedade brasileira está propicia a ser controlada pelas pessoas, devido ela não possuir o senso crítico sobre as coisas vivenciadas no cotidiano, como na corrupção política que se instaurou no Brasil.
Portanto, é necessária uma reforma na educação brasileira, voltada mais para o desenvolvimento e abordagem sobre o que é lido e do pensamento crítico. O governo instaurando um novo método que visa uma leitura acompanhada entre alunos e professores, por meio da escola é se possível juntamente dos pais, para se fazer uma mudança em toda a sociedade não somente para as gerações futuras. O desenvolvimento do hábito da leitura de extrema importância, a partir do estímulo das escolas e com o apoio das famílias, deverá ser prestigiado pelo governo juntamente com um aumento de feiras e eventos com o intuito de valorizar a leitura nacional.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!