O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Meios para superar o analfabetismo funcional

Uma pessoa alfabetizada significa dizer que esta tem a capacidade de usar o código alfabético para ler e escrever. No entanto, segundo dados de 2016 divulgados pela ONG Ação Educativa e o instituto Paulo Montenegro, a população brasileira entre 15 e 65 anos, 27% são alfabetizados, mas apresentam dificuldades na interpretação de textos simples e operações matemáticas, o que torna, dessa forma, um desafio a ser superado pelo sistema educacional e a comunidade.
Baseando-se no contexto histórico do Brasil, desde o período colonial, a educação era somente destinada a pessoas de posse, enquanto que a classe sem prestígios sociais não tinham acesso a qualquer meio educacional. No decorrer dos séculos, leis foram criadas dando oportunidades de ensino gratuito para todos. Entretanto, de acordo com os fatores de baixa qualidade do sistema educativo e a falta de infraestrutura nas escolas da rede pública, contribuem para que muitos estudantes fiquem à margem de uma má formação, em vários casos, apresentando incapacidade de compreender textos e dificuldades em escrever.
Ademais, não é só papel da escola alfabetizar, é importante também, a contribuição da família na formação dos indivíduos, estimulando a frequentar o ambiente escolar e adquirir o hábito da leitura e a prática da escrita, já que a educação é um direito humano e uma ferramenta para a transformação social e pessoal. Porém, é preciso, primeiramente, que sejam criados incentivos voltados para a comunidade levar o interesse para dentro de suas casas.
Portanto, é imprescindível a ação do Estado junto com o Ministério da Educação, para que criem politicas públicas direcionadas ao estímulo à leitura de livros e o combate ao analfabetismo funcional. Soma- se a isso, investimentos em infraestruturas nas escolas públicas, além de uma melhor qualidade de ensino, com profissionais que estejam dispostos a fiscalizar e dar suporte aos alunos que apresentam dificuldade no quesito interpretação de textos e na escrita, tudo isso na tentativa de tornar o conhecimento uma ferramenta de todos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!