O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Meios para o controle do lixo gerado no Brasil

Com a Revolução Industrial em meados do século XVIII, cresce o consumo e o descompromisso com a gestão dos resíduos gerados por esse. Porém, isso acaba por gerar problemas que atingem diversos meios, sendo necessárias ações efetivas para reversão do problema.
Primeiramente, deve-se ressaltar sobre o consumismo exacerbado hodierno. São gerados diariamente cerca de 250 mil toneladas de lixo no Brasil, o que se compara a países de primeiro mundo como Japão e Hungria. Isso se deve à crescente obsolescência programada e à comparação de consumo com felicidade, e no entanto, não existe um tratamento nem um destino correto ao lixo.
Como o físico Isaac Newton provou, toda ação gera uma reação, e no caso da má gestão do lixo, aparecem enchentes provocadas por boeiros entupidos, poluição dos rios e do solo e problemas sociais. Estes são os frutos colhidos de uma sociedade consumista, baixo índice de reciclagem e compostagem e o envio de resíduos à locais como lixões e aterros ilegais.
Com isso, mostra-se relevante a preocupação com o lixo, portanto é de suma importância uma união entre governo e privado, aplicando campanhas de abrangência nacional junto às emissoras de televisão, mostrando a necessidade de uma diminuição do consumo, para assim reduzir a produção de lixo. Além disso, é necessário um tratamento e retirada do lixo dos locais ilegais, promovendo o fechamento desses e recuperação dessas áreas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!