O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Meios para o controle do lixo gerado no Brasil

É grande a preocupação com o lixo gerado no país. Métodos como a Política Nacional dos Resíduos Sólidos vêm para controlar essa produção, pois a enorme quantidade gerada acaba por crias vários problemas sociais, e sendo assim são necessárias ações para reverter o problema.
Primeiramente, deve-se ressaltar sobre a criação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, que entre outros aspectos visa o controle do lixo e o destino desse. No entanto, ainda existe uma falta de fiscalização, pois das 250 mil toneladas de resíduos produzidos diariamente no Brasil, somente cerca de 50% são destinados ao locais adequados. Isso se deve à uma falta de fiscalização e de ação dos governantes locais, que ainda não cumpriram com os acordos dos fins dos lixões.
O segundo aspecto a ser ressaltado é sobre os problemas sociais causados pelos lixões e aterros ilegais. Lixo Extraordinário é um documentário que mostra a vida degradante daqueles que sobrevivem do lixo, tanto pela reciclagem quanto pela obtenção de alimentos. Esse é um aspecto preocupante, pois além de representar um perigo ao meio ambiente, esse lixo pode ser vetor de doenças como o tétano e a hepatite, que já atingem grande porcentagem dos catadores.
Portanto, dada a relevância da preocupação com o lixo no país, cabe ao Governo uma parceria com o privado, criando centros de reciclagem e incineração dos resíduos, dando um pouco de alívio aos aterros e diminuindo a degradação sobre os lixões. Além disso, é necessária a criação de organizações de apoio aos catadores, dando-os instruções de segurança além de apoio às famílias que ainda convivem com o lixo no seu cotidiano. Outro ponto seria seria um controle das indústrias, destinando a essas o dever de reutilizar e reciclar o possível dentro dessas em vez de destinar esse dever ao governo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!