O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Meios para o controle do lixo gerado no Brasil

       A obra cinematográfica Wall-E retrata um futuro distópico onde a Terra foi abandonada pelos seres humanos por conta da imensurável quantidade de lixo. O contexto exposto no filme é pertinente à situação brasileira, visto que há uma enorme produção de resíduos, e o modo que a nação lida com estes mostra-se insustentável. Dessa forma, é preciso entender como a ineficiência estatal e a inatividade social dificultam a implantação de meios que controlem o lixo brasileiro.



       De início, vale ressaltar que em 2010 foi aprovada a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a qual objetivava a gerência do lixo, por meio da extinção de descartes danosos ao meio, como o lixão. Ademais, essa medida visava instaurar formas mais sustentáveis de tratar o lixo, como o aterro sanitário, a compostagem e a reciclagem. Outrossim, o último é mais ecologicamente correto, visto que descarta o uso de novas matérias primas, economiza energia, promove a reutilização do lixo e gera empregos. Todavia, não houve a fiscalização na aplicação da PNRS, fato que demonstra a ingerência pública, ocasionando a perpetuação do problema.


  
       Além disso, segundo o filósofo Adolfo Vézquez, o aumento da frequência de determinado evento ocasiona, erroneamente, sua naturalização. Nesse prisma, o descaso da população quanto ao lixo no Brasil é naturalizada, contribuindo para a destinação inadequada do mesmo. Segundo uma pesquisa Ibope, 95% dos entrevistados acredita que a reciclagem e a compostagem, utilização de lixo orgânico para produzir adubo, são imprescindíveis para o controle dos resíduos. Contudo, não há instrução e estrutura suficientes para a adoção do hábito de reciclar e realizar compostagem, fato que impossibilita o controle do lixo.



       Diante do exposto, conclui-se que são necessários meios sustentáveis, como a reciclagem e a compostagem, para o controle do lixo brasileiro. Dessa forma, é indispensável que o Ministério da Infraestrutura, responsável por garantir estruturas para o desenvolvimento em diversos âmbitos, localize, por meio de mapeamento geográfico, áreas com lixões a céu aberto e substitua-os por postos de reciclagem, a fim de que o lixo seja tratado e reaproveitado, diminuindo resíduos na natureza e cumprindo a PNRS. Além disso, é necessário que o Ministério do Meio Ambiente realize workshops nos Estados da União, a fim de instruir a população sobre a forma de realizar a separação do lixo e mandá-lo para a reciclagem e compostagem. Assim, os resíduos poderão ser administrados, afastando a sociedade brasileira do mundo retratado em Wall-E.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!