O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Meios para o controle do lixo gerado no Brasil

Na obra ´Utopia´, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, caracterizada pela ausência de problemas. Contudo, tal realidade encontra-se distante do cenário brasileiro, uma vez que o país enfrenta dificuldades para o controle de lixo, dificultando, então, os planos de More. Nesse viés, torna-se imprescindível o debate sobre como a mínima intervenção estatal e o grande número de materiais irrecicláveis compactuam para esse óbice.
Precipuamente, é mister pontuar o papel dos setores governamentais no que concerne à obrigação de medidas capazes de minimizar o problema. Nos Estados Unidos, país com diversos projetos de reciclagem, cerca de 74% do lixo consegue ser reutilizado, por meio da reciclagem. Em contrapartida, o Brasil não investe devidamente no processo de reduzir lixos tóxicos ao meio ambiente, através de leis e medidas capazes de reverter esse quadro deletério. Dessarte, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgentemente.
Ademais, vale ressaltar acerca do crescente número de materiais tóxicos para o descarte adequado. Em 2007, o Governo brasileiro assinou um contrato visando diminuir o número de produção de sacolas plásticas até 2018, visto que esse material é responsável pela grande poluição marinha devido à sua demora em se decompor. Partindo disso, o Brasil contina a produzir grandes quantidades de sacolas plásticas, tornando-se à mercê desse empecilho, já que, ainda, não existem maneiras de reutilizar totalmente esse lixo.
Em suma, medidas exequíveis são necessárias a fim de reverter esse problema. Dessa forma, compete ao Ministério do Meio Ambiente, órgão governamental responsável pelo bem-estar do meio ambiente, propor um projeto que alavanque o processo de reciclagem de até 90% do lixo em território nacional, por meio de trabalhos artísticos, com a finalidade de minimizar o impacto da grande demanda desses materiais. Então, o ideal de More será efetivo e poderá esperar o país em progresso.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!