O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Meios para o controle do lixo gerado no Brasil

      Para o francês Lavoisier, considerado o pai da química moderna, "nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Entretanto, os resíduos produzidos no Brasil não tem se transformado em algo produtivo para o país, tendo em vista o exacerbado lixo gerado pela população e seus efeitos na natureza. Tal situação é causada pela desinformação da sociedade sobre os efeitos do consumismo e por nossas leis vigentes serem insuficientes para resolução do problema.


      Foi no século XVIII, com o início da Primeira Revolução Industrial, que o ser humano começou a desenvolver seus exacerbados desejos consumistas sem se preocupar com as consequências que poderiam ser causadas na sociedade. Séculos depois, o meio ambiente responde à poluição incessante da flora mundial com desastres naturais recorrentes, que são causados pelo consumo em massa da população sem a destinação correta dos resíduos gerados. Nessa perspectiva, a sociedade brasileira ainda se mostra despreparada e ignorante quanto à necessidade do consumo consciente dos produtos gerados pelo mercado.


      Além disso, uma lacuna legislativa é um empecilho à resolução da problemática. Apesar da Constituição Brasileira garantir a preservação da flora tupiniquim, a falta de leis que promovam, e incentivem, a reciclagem impede que essa lei seja executada na prática, posto que, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), 97% de todo resíduo produzido não é reciclado - além da maioria desses resíduos terem um destino incorreto que prejudique o meio ambiente. Portanto, faz-se urgente uma mudança nesse cenário.


      Logo, o Estado, como garantidor do bem-estar comum, juntamente com o Ministéro do Meio Ambiente, deve criar programas conscientizadores sobre a importância de se consumir menos e produzir menos lixo. Esses programas devem ser apresentados em escolas e empresas frequentemente para que a população controle melhor o lixo gerado em sua casa. Ademais, cabe ao Poder legislativo criar leis que obriguem as grandes empresas a, gradativamente, produzirem embalagens recicladas em todos seus produtos gerados. Só assim, transformaremos os resíduos em algo produtivo a toda nação e tornaremos nosso país um lugar mais sustentável.


          

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!