use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

Meios para o controle do lixo gerado no Brasil

A telenovela brasileira de grande sucesso ‘’Avenida Brasil’’, tinha como espaço para desenvolvimento da trama um lixão. Para além da ficção, a questão do lixo no Brasil é um problema ambiental e de saúde pública que precisa ser combatido, e quiçá, erradicado, visto que pode acarretar em condições indignas para a vida humana e também no desenvolvimento de diversas doenças.


Em primeira análise é importante ressaltar a questão do lixo e suas consequências para o meio ambiente e, consequentemente, para a sociedade. Segundo o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana, cerca de 24% dos domicílios brasileiros não contam com coleta de lixo. Aliado a isso, com o sistema capitalista e o estímulo desenfreado ao consumo, milhares de toneladas de lixo são descartadas diariamente e grande parte desse descarte é feito de maneira inadequada, até mesmo em lixões a céu aberto. Dessa forma, o meio ambiente é prejudicado por meio da contaminação de solos e lençóis freáticos, devido ao chorume, e posteriormente pode atingir a água e a saúde da população. Em detrimento disso, fica evidente que a questão do lixo precisa ser amplamente discutida e medidas práticas precisam ser elaboradas, visando a manutenção e qualidade da ambiência.


Mostra-se necessário destacar também os problemas de saúde pública gerados pelo mau controle do lixo gerado. Historicamente, a sociedade possui problemas de saúde pública relacionados com a falta de saneamento básico e com o destino incorreto do lixo. Com vistas ao período da Idade Média, o lixo era depositado nas ruas e atraía roedores, que eram vetores de doenças como a peste bubônica, que ocasionou a morte de um terço da população europeia. Hodiernamente, o controle inadequado do lixo continua a disseminar doenças, como por exemplo a leptospirose, que de acordo com dados do Ministério da Saúde ocasiona uma média de 384 óbitos por ano. Em decorrência disso, precisa-se, urgentemente, que a questão do lixo no Brasil seja solucionada, de forma a garantir o direito constitucional da vida da população.


Em virtude dos fatos mencionados, medidas precisam ser elaboradas para a resolução da problemática em questão. O Governo Federal, por meio de políticas públicas e em parceria com faculdades e profissionais da área da saúde, pode desenvolver projetos com o objetivo de introduzir a matéria de educação ambiental na grade curricular obrigatória comum das escolas de todo o país, de maneira a educar e conscientizar todas as crianças sobre a questão do lixo, para que cresçam e promovam o cuidado com o meio ambiente e com a saúde de toda a sociedade. Com isso, será possível representar a realidade brasileira de formas mais otimistas nas futuras dramaturgias.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!