O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Meios para o controle do lixo gerado no Brasil

 No limiar do XVIII, o Iluminismo pregava que uma sociedade só progride quando seus cidadãos mobilizam-se para resolver o problema de outras parcelas do corpo social. Indo contra esse ideário, o brasileiro pouco tem feito para combater os problemas ambientais provocados pelo lixo nesse país. Isso é confirmado não só pela falta de senso ambiental da população, mas também pela precária atuação estatal nesse revés.


 A princípio, é fato que a maior parte dos cidadãos não tratam dos seus resíduos sólidos como deveriam. Isso é devido, em grande parte, a cultura de achar que os recursos naturais são inesgotáveis e não são prejudicados por tais rejeitos. De maneira que essa realidade termina por ratificar um juízo do filósofo Sócrates de que ‘’os erros são consequência da ignorância humana”, no caso, a falta de consciência ambiental no uso dos recursos naturais. Por conseguinte, o equilíbrio ambiental é alterado por essas ações antrópicas.


 Além disso, a falta de políticas públicas mais eficazes que mitiguem o problema do descarte irregular do lixo no Brasil fere a Constituição Federal que há 32 anos prometia uma nação com viés de bem estar social. Dessarte, o Estado não atuou eficientemente para barrar os efeitos nefastos causados por tais compostos, expondo a natureza e todos que vivem nela ao risco de termos o solo, mar e lençol freático poluído por agentes que demoram milhares de anos para se decompor. Dessa forma, o Brasil ficou muito distante do modelo constitucional de nação outrora idealizado na Carta Magna de 1988.


 Portanto, torna-se necessário a mitigação da complexa situação envolvendo o descarte irregular dos resíduos sólidos no país. Logo, cabe União, principal agente na defesa ambiental, ampliar nos estados as redes de aterros sanitários e veicular campanhas informativas para que os cidadãos saibam levar a reciclagem parte de seu lixo e descarte  corretamente o material que não possa ser reaproveitado, a fim de reduzir os prejuizos causados a natureza por tais compostos e criar na população maior senso de sustentabilidade. Assim, o Brasil será uma nação que segue as leis e os preceitos iluminista de sociedade.


 


 


 


 


                          

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!