O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Meios para o controle do lixo gerado no Brasil

Durante a Revolução Industrial, ocorrida no século XIX, o mundo passou por intensas mudanças, inclusive no seu cenário econômico, em que houve a dispersão de empresas e o incentivo do consumo em massa que ocasionaram, consequentemente, o aumento na produção de lixo. Tal marco reflete diretamente na atualidade brasileira, visto que houve um contínuo aumento na geração de resíduos, dificultando seus meios de controle. Nesse viés, não há dúvidas de que medidas devem ser tomadas a fim de solucionar essa inercial problemática; a qual advém, sobretudo, da lógica capitalista vigente atrelada à displicência humana e acarreta consequências incalculáveis ao meio ambiente.


   Diante desse cenário, faz-se possível relacionar a telenovela "Avenida Brasil", líder de audiência em 2012, ao descaso dos seres humanos para com a natureza, tendo em vista que essa obra tem como cenário um lixão a céu aberto – onde, continuamente, é produzido gases e elementos tóxicos que prejudicam o meio ambiente e a população ao redor. Perante isso, infere-se que o consumismo desenfreado por parte da população configura-se como um meio de extrema devastação ambiental, uma vez que gera o aumento da produção de resíduos, sem que haja medidas alternativas para o seu descarte.


   Seguindo essa premissa, torna-se imprescindível ressaltar que a lacuna no controle de lixo traz consequências imediatas ao meio ambiente. Nesse sentido, é válido citar a poluição dos mares, tendo em vista a grande quantidade de resíduos sólidos – principalmente plásticos – despejados neles, limitando, dessa forma, a sobrevivência das espécies marinhas. Ademais, cabe ressalvar que o capitalismo fomenta a produção de lixos eletrônicos, já que o mercado, ao lançar produtos constantemente, induz os indivíduos a trocarem os que já tinham, muitas vezes, sem necessidade. 


   Portanto, indubitavelmente, ações são necessárias a fim de facilitar os meios de controle do lixo produzido. Para isso, cabe ao Congresso Nacional, em parceria com o Supremo Tribunal Federal, garantir pragmaticamente o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado – como preconiza a Constituição de 1988 –, realizando o tratamento de resíduos, por meio de aterros sanitários, reciclagem e aproveitamente energético direto. No mais, o Ministério do Meio Ambiente, com  o auxílio do impacto persuasivo midiático, deve promover campanhas de conscientização e debates sobre os males que o lixo causa ao meio ambiente, com o intuito de disseminar informações que criem uma visão mais crítica nos indivíduos e um olhar mais cuidadoso para com a natureza. A partir dessas medidas, espera-se promover uma melhora nas condições de vida ambiental e da própria população.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!