O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Meios para o controle do lixo gerado no Brasil

Desde que a globalização facilitou o consumo de produtos, criando-se ''a sociedade do consumo'', o lixo produzido aumentou relativamente. Atualmente, o Brasil não possui um controle do lixo gerado, causando problemais ambientais e sociais. Diante disso, é necessário analisar a fundo a questão para a solução do impasse.


Primeiramente, com o aumento da população, as cidades têm recebido grandes quantidades de dejetos, tendo até, alcançado sua capacidade máxima. Com isso, a utilização de incineradores têm sido eficazes na redução do lixo acumulado, entretanto, esses por sua vez, acabam provocando alta taxa de poluição atmosférica, que contribui para o aquecimento global. Em síntese, a frase: todo progresso é precário, e a solução do problema nos coloca diante de outro problema- Martin Luther King, se encaixa perfeitamente para a compreensão da situação.


Além disso, o excesso de lixo não causa apenas problemas ambientais, mas também sociais. Um exemplo disso, é a saúde pública. No lixão, é comum encontrar pessoas de classe baixa, buscando produtos recicláveis para sua sobrevivência, como é possível observar no Documentário '' Lixo Extraordinário''. Entretanto, esse lugar é um habitat perfeito para animais portadores de doenças, como: ratos. Diante disso, esse indivíduos ficam em situação de grande risco, podendo acarretar, a Peste Bubônica, doença que assolou a Idade Média no século XiV transmitida por ratos e beneficiada pelo lixo exposto nas ruas.


Diante do exposto, alternativas eficazes devem ser implementadas para que ''a sociedade do consumo'', se torne '' a sociedade sustentável''. O governo junto ao IBGE, devem mapear os locais onde possui uma alta demanda de consumo para que possa criar campanhas sustentáveis para demonstrar o efeito prejudicial do lixo em excesso, a fim de, persuadir o cidadão a adotar uma vida sustentável. Além disso, o IBGE deve disponibilizar para as pessoas instruções para o uso da compostagem que recicla o lixo orgânico, com o intuíto de, dar um destino adequado a uma grande parcela do lixo , diminuindo assim as frotas de caminhões de lixo que, por sua vez, também contribuem para o aquecimento global.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!