O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Meios para o controle do lixo gerado no Brasil

Segundo Paul Watson, cofundador do Greenpeace, a inteligência é a habilidade de se viver em harmonia com o meio ambiente. Entretanto, ela não é a realidade do Brasil ao se analisar a produção e o destino do lixo gerado. Nesse âmbito, o descarte indevido, aliado a questões de mercado, insere o país em um patamar de primeiro mundo na produção de resíduos, mas de terceiro no seu tratamento.
Primordialmente, é importante destacar a ineficiência do Brasil na reciclagem e reaproveitamento do lixo urbano. A inconsciência da sociedade sobre a importância e os meios para se promover o destino correto de recicláveis revela o descaso do Estado com essa situação. Ademais, de acordo com pesquisa de 2012 do IBGE, apenas 30% dos municípios brasileiros realizam a coleta seletiva. Como consequência, encontra-se um cenário como o retratado no documentário Lixo Extraordinário, no qual catadores de "lixo" mostram a preciosidade que o descarte de alguns representa para outros.
Por outro lado, as técnicas de obsolescência programada de produtos tecnológicos, utilizado por grandes empresas do ramo, gera enormes quantidades de lixo eletrônico, que também sofre o descarte indevido. Segundo Steve Jobs, fundador da Apple, a maior invenção do mundo não é a tecnologia, mas a morte, pois com ela o velho dá espaço ao novo. Dessa forma, entende-se que seus produtos são projetados para um determinado tempo de vida útil, para forçar uma renovação periódica de consumo. Assim sendo, é dever das próprias empresas criar políticas que auxiliem no reaproveitamento do lixo tecnológico.
Portanto, deve-se reduzir a quantidade de lixo gerada, por meio da maior eficiência na reciclagem e reaproveitamento dos resíduos. Para isso, o Governo deve, primeiramente, investir no aumento da abrangência das redes de coleta seletiva, para atender a todos os municípios relevantes. Além disso, deve utilizar a mídia para promover propagandas que conscientizem a população sobre as boas práticas de separação de recicláveis, e a importância de fazê-lo. As empresas de produtos eletrônicos devem intensificar o recolhimento e reaproveitamento de produtos usados ao oferecer descontos em novos produtos para o consumidor que realizar o retorno. Dessa forma, o país se elevará ao nível de primeiro mundo no destino sustentável do lixo, também.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!