O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Meios para o controle do lixo gerado no Brasil

Tema: Gestão dos resíduos sólidos no Brasil do século XXI
Segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a sociedade moderna, assim como o líquido, nunca está presa a uma única forma, mas conserva algumas características. Desse modo, nota-se que a gestão dos resíduos sólidos é uma questão histórica que continua ligada à realidade do Brasil atual, devido ao consumismo e ao descarte incorreto de materiais.
É fato que o consumismo está entre as causas do problema. De acordo com o filósofo alemão Habermas, é importante criticar as tradições sociais. Dessa forma, o hábito de comprar muitos produtos como roupas, embalagens descartáveis e eletrônicos precisa ser repensado.
Outro fator para o acúmulo de resíduos no Brasil é o descarte incorreto dos produtos consumidos. A maior parte dos resíduos no país é destinada a lixões a céu aberto, que contaminam as águas subterrâneas e contribuem para a proliferação de doenças.
Diante dos fatos apresentados, medidas precisam ser tomadas a fim de melhorar a gestão dos resíduos sólidos. O Ministério Público deve implementar a correta destinação do lixo para o tratamento em aterros sanitários, com apoio da comunidade para separar os materiais e enviar para cooperativas de reciclagem. É essencial que os consumidores sejam mais conscientes para que as mudanças prevaleçam sobre as permanências na modernidade líquida.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!