O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Medidas para superar o analfabetismo no Brasil

É correto afirmar que no Brasil as maiores taxas de analfabetismo se concentram nas regiões que apresentam os menores índices de desenvolvimento nacional, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que classificou os estados do Norte e Nordeste nas menores posições do ranking. Nesse contexto, faz-se necessário analisar as causas e consequências dessa problemática, como o porquê dos idosos serem a maior parcela da população desprovida de alfabetização, bem como as dificuldades enfrentadas por eles no cotidiano.


Os idosos ocupam a maior parte da população não alfabetizada no país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso ocorre pois antigamente as escolas não possuíam uma boa infraestrutura e, geralmente, só estudava quem tinha boas condições de vida. Ademais, é importante salientar que os moradores da zona rural apresentavam uma grande dificuldade quanto ao deslocamento até as instituições de ensino, que ficavam à uma grande distância de suas residências.


Desse modo, a falta de alfabetização se torna um grande desafio, pois ela é essencial para realizar tarefas simples do dia-a-dia, por exemplo ler o rótulo de um produto, ou até mesmo pegar um ônibus. Sendo assim, quando se trata do mercado de trabalho, torna-se cada vez mais difícil conseguir uma boa remuneração e ascender na vida profissional, o que na maioria dos casos é tratado como algo sem relevância para as empresas que não incentivam seus funcionários.


Fica evidente, portanto, que os maiores índices de analfabetismo do país se situam nas regiões onde o desenvolvimento está em situação de defasagem. Nesse sentindo, é necessário que o Ministério da Educação leve para as escolas os estudantes que moram longe dessas instituições, por meio da disponibilização de transportes gratuitos e em boas condições, a fim de evitar que estes alunos andem à longas distâncias. Além do mais, é importante que este mesmo Ministério realize campanhas com o intuito de incentivar as pessoas à estudarem, por meio de palestras motivacionais. Dessa forma, será possível que a taxa de analfabetização diminua no Brasil.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!