O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Medidas para combater a prática de bullying e de ciberbullying na sociedade brasileira

O livro Extraordinário retrata a história de August, um menino de 10 anos que possui uma síndrome rara, e devido a sequelas, seu rosto é deformado. Ao ir pela primeira vez à escola, ele e seus pais temem como todos irão lidar com a sua aparência. Não distante da ficção, a inclusão no ambiente escolar é um dos fatores de extrema importãncia para combater as práticas de bullying, caso não ocorra, são graves as consequências para a saúde física e mental de crianças e adolescentes.


Em primeiro lugar, é expressivo o número de casos de bullying no Brasil. De acordo com o Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA), 43% dos estudantes brasileiros afirmaram terem sido vítimas de bullying nas escolas. Citado dado, põe em visibilidade a importância das escolas e dos pais de monitorarem os jovens, visto que , a importância de sanar os primeiros sinais de intimidações observados no aluno é primordial para evitar consequências na vida do jovem, como doenças psiquícas e baixa autoestima, e até, o reflexo dessas repressões na vida adulta.


Em segundo lugar, nota-se a proporção do cyberbullying no Brasil, principalmente entre as crianças. Segundo pesquisa de Intel Security, o Brasil é o 2º lugar com mais vítimas de cyberbullying no mundo, no qual, as crianças e adolescentes são as principais vítimas e também,as que praticam. As atitudes mais comuns dessa prática na internet, são mensagens em grupos ou postagens em redes sociais com intuitos de zombar da aparência do indivíduo, fotos vexatórias ou menosprezar a sexualidade do sujeito. E de fato, citadas atitudes são equivalentes ao do bullying e devem ser monitorados com frequência.


Com o intuito de amenizar as práticas de bullying no Brasil, o Ministério da Educação deve elaborar um plano pedagógico, com aulas de atividades em grupo, e com oficinas que desenvolva a soliedariedade, a empatia e o respeito, e uma vez ao ano, as respectivas escolas, têm de elaborar palestras que englobe o público de alunos e pais com o intuito de instruir sobre as práticas da internet e suas consequências. Sendo assim, o ambiente escolar tende a tornar-se menos conflituosos para diversos jovens brasileiros.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!