O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Medidas para combater a prática de bullying e de ciberbullying na sociedade brasileira

Inicialmente, tanto o bulling quanto o cyberbulling se referem à forma de agressões que no primeiro caso pode ser agressão física e no segundo é predominantemente agressão psicológica, porém- em casos extremos-, as agressões podem ser físicas. A ausência de amedidas efetivas criam um mal estar social preocupante e a falta de monitoramento nas relações sociais elevam o número de vítimas.


Para que se possa verificar a incidência da ausência de medidas efetivas, é importante lembrar-se de que na sociedade brasileira tem havido um aumento desses casos. As crianças, por exemplo, necessitam de um ambiente escolar que seja melhor monitorado pelos adultos. Os adultos também podem vir a serem pessoas afetadas nos ambientes de trabalho, pois já foi constatado que quanto maior o contato com as possíveis vítimas, maior a liberade para os agressores agirem. Há poucas leis e pouca participação popular na formulação de instrumentos políticos de combate a esse tipo de crime.


Nesse diapasão, na maioria dos casos, pode-se verificar um afastamento da vítima. As crianças precisam de maior monitoramento e os adultos de companhia dos amigos e familiares. O texto constitucional de 1988 diz que são inviolavéis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas. Infelizmente essa segurança jurídica não tem sido suficiente para inibir os casos de bulling e cyberbulling.


Conclui-se que, as medidas de combate aos danos sofridos precisam estar em pauta, os agressores devem ser punidos. Se o Problema não for mitigado na infância por exemplo a sociedade corre o risco de ter adultos cada vez mais doentes. As escolas e as famílias são fundamentais para agirem como instrumento inibidores de bulling e cyberbulling.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!