use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

Medidas para combater a prática de bullying e de ciberbullying na sociedade brasileira

"13 Reasons Why" é uma série americana, que gira em torno de Hannah Baker, uma estudante que cometeu suicídio por fatores internos e externos, incluindo o bullying. Hannah é agredida verbalmente e psicologicamente por seus colegas e é também exposta na internet com fotos íntimas suas envolvendo uma colega. Não distante da ficção, nos dias atuais, são vários os tipos de bullying que levam pessoas a serem vítimas dessa prática, tal como o bullying verbal, físico, psicológico e ciberbullying. Por isso, torna-se necessário o debate acerca do problema na sociedade brasileira.


Diante disso, é indubitável que a inoperância das instituições sociais, como a governamental, escolar e familiar esteja entre as causas do problema. De maneira análoga, percebe-se as consequências causadas pelo bullying, como a insatisfação da aparência, depressão, suicídio, entre outros, não havendo a devida atenção das instituições citadas, tendo em vista a inexistência do trabalho familiar em conjunto com a escola, onde é o principal espaço da prática do bullying. Haja vista que casos de bullying nas escolas crescem a cada dia no Brasil, e aparência física é um dos principais motivos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Outrossim, destaca-se a Lei nº 13.663 de 2018, promovendo medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente o bullying nas escolas. É fato que medidas como essas podem atenuar o problema, porém, dados do Instituto IPSOS, revelam que o Brasil tem o segundo maior índice de pais e mães que dizem que seus filhos já foram vítimas de bullying na internet. Diante de tal contexto, observa-se que não existe uma "preocupação" do Governo Federal, em relação a essa "violência" cibernética, havendo casos de fotos íntimas vazadas na rede, difamação, assédio, hostilização. Progredindo, entretanto, na deficiência de medidas.


É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de politicas que visem a construção de um mundo melhor. Destarte, o Governo Federal deve implantar leis que punam judicialmente os indivíduos acusados de cometerem o crime, promovendo a justiça em relação a vítima. Adiante, o Ministério da Educação (MEC) deve instituir, nas escolas, palestras ministradas por profissionais, que discutam o combate ao bullying no âmbito escolar, atingindo assim o público alvo do problema. Dessa maneira, os brasileiros não precisarão viver a realidade de Hannah Baker.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!