O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Medidas para combater a prática de bullying e de ciberbullying na sociedade brasileira

A Constituição Federal de 1988 prever em seu artigo 5° que, ninguém será submetido a tratamento desumano e degradante. Entretanto, os inúmeros casos de bullying impedem que parcela da população usufrua desse direito constitucional. Nesse contexto, depreende-se que a persistência dessa prática de irrespeito, reflete um dos maiores problemas da contemporaneidade, seja pela, discriminação no meio educacional ou falta de conhecimentos judicial que os indivíduos possuem.
De acordo com o relatório do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) em 2015, no Brasil 43%das crianças e jovens do país já sofreram assédio na escola por razões como aparência física, gênero, entre outros. Com isso, as vítimas se sentem humilhadas e rebaixada as quais apresentam uma autoestima baixa, tendo maior dificuldade no convívio social. No entanto, fatores que promovem são a depressão posteriormente a qual prejudica o psíquico mental e emocional levando alguns a cometerem o suicídio.
Ademais, na sociedade é visto frequentemente um ato de pessoas sendo humilhadas ou rejeitada, mas para os pregadores essas ofensas não gera nenhum dano. Por meio disso, foi criada a Lei N° 13.185 que toda violência física ou psicológica seja penalizado, segundo Ifanger pode ser responsabilizado penalmente por sua conduta. Mas é difícil ver esse princípio em ação, pelo fato do Governo não ter criado campanhas de divulgação trazendo informação sobre a lei, para que os cidadãos possa usufruir.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. As Escolas devem originar projetos de intervenção, propostas de desenvolvimento emocional dos alunos, trazendo profissionais como psicólogos. Além disso, o Governo em parceria com as Secretarias especiais de Direitos Humanos, financie campanhas com informações sobre a Lei Antibullying, auxiliando as pessoas através de propaganda televisivas e pela mídia. Segundo Oscar Wilde "O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação"
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!