O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Medidas para combater a prática de bullying e de ciberbullying na sociedade brasileira

No livro "Carie, a estranha" de Stephen King, são retratadas as dificuldades de uma menina para se adaptar a sua nova escola, o que leva os outros alunos a importuná-la de diversas formas ao decorrer do livro. Fora da literatura, o bullying ainda é um problema no Brasil, sendo que quase metade dos estudantes já sofreram com isso na sua vida escolar, tornando-se necessária a tomada de medidas para se resolver a questão.
Popularmente retratado por filmes e séries americanas, o bullying, infelizmente, está praticamente sempre presente no ambiente escolar, geralmente as vítimas são pessoas que "destoariam" dos outros alunos, como por exemplo: ser muito magro, muito gordo ou até mesmo muito baixo. Tudo isso pode levar a diversos problemas muitos mais sérios, acarretados pela persistência do bullying, diversas pessoas se isolam socialmente dos outros alunos, ou em casos mais raros o suicídio é uma forma de acabar com o sofrimento sofrido.
Entretanto, muitos problemas dificultam a resolução do impasse. Pelo crescente uso de celulares, o que antes estava restrito às escolas, agora seguem às vítimas até suas casas. O cyberbullying vem aumentando a cada ano, de acordo com os dados do SaferNet, foram registrados 312 casos de cyberbullying no Brasil, crescimento alto considerando que eram somente 171 em 2012. Além disso, têm que se levar em conta o que leva o agressor a cometer esses atos, muitas das vezes o abuso ou o abandono dos pais, pode levar crianças e jovens a descontar toda essa situação em alguém mais fraco.
Nesse âmbito, torna-se evidente, portanto, a necessidade da tomada de medidas para resolve o problema. O Ministério da Saúde em parceria com as escolas deve realizar assistência psicológica para descobrir porque o agressor perpetua esses atos, e ajudar os agredidos a se recuperarem. Ademais, os pais devem realizar atividades e conversar com seus filhos sobre o que ocorre na escola, percebendo se há algo de errado, e participar com os outros pais de discursões e debates sobre o ambiente escolar, sabendo assim como os pais tratam os seus filhos. Dessa forma teremos uma sociedade cada vez mais livre do bullying.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!