O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Medidas para combater a prática de bullying e de ciberbullying na sociedade brasileira

TEMA: Medidas para combater a prática de bullying e de ciberbullying na sociedade
brasileira.

Cortando o mal pela raiz

A constituição federal brasileira, promulgada em 1988, afirma a igualdade sem qualquer tipo de distinção ou segregação. Mas, no Brasil, diariamente, nota-se que há muitos resquícios de preconceito enraizados na sociedade. Neste contexto, a escola, a qual é uma das primeiras etapas da socialização, reflete uma sociedade preconceituosa.

É indiscutível que, a questão constitucional e sua aplicação é um grande problema. De maneira análoga, destaca-se atos de preconceito que ocorrem nas escolas, os quais contraiam o discurso da carta-magna brasileira: isto é reflexo, em "pequena escala", de uma sociedade intolerante.

Outrossim, cabe à sociedade, em ação conjunta com o Estado, repudiar qualquer tipo de discriminação, seja no ambiente familiar ou escolar, já que, os estudantes reproduzem valores que lhe foram transmitidos pelos pais.

É evidente, portanto, que há grandes entraves para que se construa uma sociedade mais justa e igual. Destarte, o Ministério da Educação deve promover, por meio de palestras e campanhas publicitárias, a conscientização sobre os direitos dos cidadãos, os quais pregam a igualdade. Combatendo a "raiz" do problema, os quais estão intrínsecos nas primeiras etapas da socialização, ocorrerá a diminuição de ocorrências de intolerância em todos setores da sociedade, inclusive, nas escolas e redes sociais.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!