O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Medidas para combater a prática de bullying e de ciberbullying na sociedade brasileira

No livro infantil Ernesto a autora Blandina Franco narra sobre a vida de Ernesto, um personagem que é isolado por ser diferente e por consequência vive solitário e triste. Fora da literatura esse comportamento também existe e precisa ser combatido. Assim sendo é imprescindível a participação da familia e da escola nesse cenário.
O papel da familia no combate ao bullyng e ciberbullyng é fundamental. O uso do diálogo, o afeto e ensinamentos sobre valores básicos de convivência são de extrema importância na formação das crianças e adolescentes. Contudo tais ações não é uma realidade nas relações familiares atuais. A família no Brasil vive notoriamente o que o que o sociólogo Zygmunt Bauman nomeou por "relações líquidas", nas quais os valores estão se perdendo e o individualismo se tornou habitual. As consequências disso são crianças sem limites que não sabem lidar com as diferenças e acabam por se tornarem praticantes do deplorável bullyng.
Além disso, as escolas, que podem ser grandes aliadas nesse embate, também tem sido negligentes em relação ao ensino sobre valores éticos e morais uma vez que se importam apenas com a exposição de conteúdos e o preparo dos alunos para provas. Em harmonia com a reflexão do filósofo Immanuel Kant que diz que "É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade" conclui-se a necessidade da solução desse problema, a negligência, para uma sociedade melhor, nesse caso com a erradicação da prática do bullyng.
Diante do exposto, é evidente a necessidade de que a Escola juntamente com a família trabalhem com as crianças através do teatro e de livros, como o livro Ernesto já citado anteriormente, sobre as diferenças e a importância de respeita-las levando-os ao conhecimento dos efeitos negativos que os insultos e agressões podem causar tanto na internet como pessoalmente. Dessa forma pode-se contemplar portanto o início do combate ao bullyng e ciberbullyng no Brasil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!