ENTRAR NA PLATAFORMA
Medidas para combater a prática de bullying e de ciberbullying na sociedade brasileira
Todo Mundo odeia o Chris, uma série americana de 2002, trata de modo cômico os desafios enfrentados pelo personagem principal ao ser o único negro da sua escola, sendo alvo de piadas e agressões . Entretanto, tal comportamento ofensivo não se limita à ficção. Com a lei específica para combate e prevenção ao bullying de 2016, fica evidente a necessidade de apoio tanto do ambiente escolar quanto familiar para obtenção de resultados.

Em primeiro lugar, é preciso destacar a importância da instituição escolar na prevenção do bullying. Isso porque, além de produzir conhecimento, a escola fornece espaço para socialização e formação pessoal e social. Paulo Freire já considerava uma "cultura de paz", evidenciando o papel da educação na transmissão de tolerância, respeito mútuo e responsabilidade.

Em alguns casos, principalmente as agressões repetitivas que acontecem no mundo virtual, também podem ser combatidos com a ajuda dos responsáveis. Para isso, porém, é necessário que o ambiente em casa seja de acolhimento, e não de repulsa. É importante exercer o ato de observação, como já defendia Émile Durkheim , e ser mais participativo na vida daqueles que nos cercam. Se o espaço privado não é de compreensão, os problemas agravam e, consequentemente, o isolamento do indivíduo é cada vez maior.

Portanto, para que o bullying seja destaque apenas na ficção , é necessário que o Governo incentive as escolas a prepararem momentos destinados a uma maior interação . Um bom exemplo são as gincanas escolares mensais . Além dos alunos exercitarem o que aprendem na sala de aula, trabalham em conjunto, conhecendo características em comum com os colegas , fazendo novas amizades. Exercitar a solidariedade acabará transferindo a agressividade para as atividades construtivistas .
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde